Direção Elétrica: Eletrohidráulica! Tem o funcionamento semelhante ao da direção hidráulica.
Já na elétrica, não há bomba e fluido, mas sensores para identificar o posicionamento do volante, rodas, força e velocidade e um motor elétrico acoplado à coluna de direção.
Dizem que a eficiência energética de uma direção elétrica é superior em até 85% quando comparada ao sistema hidráulico.
Sinais de problemas: Ruídos e dificuldades de girar o volante.
A direção elétrica é semelhante à direção hidráulica, com algumas melhorias, a eletro-hidráulica possui um motor elétrico independente, que movimenta a bomba e pressuriza o fluido.
Esse novo sistema está presente sobretudo em modelos de porte compacto, por não roubar a potência do motor (algo benéfico entre automóveis com propulsor 1.0 litro) e, consequentemente, não aumentar o consumo de combustível.
Apesar de proporcionar direção suave, o custo de manutenção também costuma ser maior. Em caso de pane elétrica, o sistema elétrico passa a não funcionar, mas não trava a direção. Ele simplesmente torna a direção mais pesada como num sistema convencional.
Atualmente, quase todos os carros disponíveis no mercado de 0 km já vêm equipados com um desses sistemas e por conta disso a direção hidráulica ou elétrica acabou entrando para a lista de prioridades dos consumidores, assim como o ar-condicionado, vidros e travas elétricas, entre outros.